SEO off page: entenda o que é e sua importância

Rock Training
6 minutos para ler

SEO off page são as estratégias de otimização que você aplica fora das suas páginas. A intenção é mostrar como outras páginas da web veem o seu site — de preferência, como uma referência no mercado! A seguir, você vai ver como planejar e aplicar essas estratégias no seu negócio.

O que é SEO off page?

SEO off page é o conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Para o Google, não interessa apenas encontrar os seus conteúdos, entender sobre o que eles falam e perceber como as páginas são estruturadas. Além disso, o buscador também quer saber como o site se relaciona com o restante da web.

A estratégia de SEO off page engloba todas as medidas adotadas fora do site, o que significa que toda construção de relacionamento com outros sites, mesmo que não gere backlinks, é considerada válida para a otimização.

Sabe por quê? O Google não considera apenas os links para a página como fator de rankeamento. Ele também considera as menções ao site ou à marca para avaliar a sua relevância para o mercado.

Qual é a importância do SEO off page?

Diferente do SEO on page, o SEO off page precisa entrar nas estratégias de otimização para conquistar os primeiros lugares da página de resultados.

Para o buscador, os links e menções que um site recebe mostram o que os outros sites pensam sobre ele. Isso é um forte indicativo da sua relevância para o mercado, o que é determinante para a classificação no ranking do Google.

Links são a essência da web. Foi com base na interligação entre páginas e documentos que ela surgiu em 1990 e funciona até hoje. São eles que levam o usuário de um lado a outro até que encontre aquilo que ele deseja. E é com base neles também que funciona uma busca no Google.

O trabalho do Google começa com o rastreamento das páginas da web. Para isso, ele segue o caminho que os links indicam para ele. Portanto, quando o robô acessa uma página, ele indexa os conteúdos, as palavras-chave e outras informações que ela apresenta e, logo depois, segue para os links que estão referenciados nela.

Nesse processo, o Google percebe também a relação entre essas páginas por meio dos links. Se o Google considera que um site é popular, confiável e tem autoridade no seu mercado, e esse site tem links para outras páginas, ele transmite esse valor também para elas.

Quais são os fatores de rankeamento do SEO off page?

Quando surgiu, em 1998, o Google chegou com uma grande inovação para os mecanismos de busca: o PageRank. Esse era o algoritmo inicial do buscador, que já passou por muitas atualizações até hoje para amadurecer a sua forma de classificar os sites da web.

Agora, para entender os fatores de rankeamento do SEO off page, vamos analisar como se deu a evolução desse algoritmo e o que ele considera hoje para fazer a avaliação dos backlinks.

Popularidade

Os criadores do PageRank constataram que os mecanismos de busca poderiam apresentar os melhores resultados para os usuários com base na popularidade das páginas, em vez de colocá-las em ordem alfabética ou por assunto.

Diversidade

Para refinar o algoritmo, era preciso adicionar novos critérios à popularidade das páginas.

Agora pense: o que vale mais para determinar a sua relevância, 1 pessoa citando você 100 vezes ou 100 pessoas diferentes citando você 1 vez?

Para o Google, a segunda opção mostra que você conquistou a confiança de várias pessoas (não só uma), o que é muito mais significante.

Contexto

O que você acha mais relevante para uma página sobre carros: receber backlinks de portais do setor automobilístico ou de uma revista de moda?

Para o Google, uma rede de links dentro de um mesmo tema faz muito mais sentido. Quando isso não acontece, o buscador entende que são grandes as chances de ser uma manipulação.

Texto-âncora

Outro fator adicionado à avaliação de links do Google foi o texto-âncora — aquele texto em que o usuário clica para acessar o link. Ele deve ter relação com a página de destino e fazer sentido para o leitor.

Confiabilidade

Então, outro fator ainda entraria em cena: o trustrank, ou seja, o rankeamento baseado na confiança.

O Google passou a classificar os sites mais confiáveis, por questões de segurança, idade do domínio, qualidade do conteúdo, entre outros fatores.

Para o buscador, esses sites ajudam a construir uma web melhor e mais segura e tendem a criar backlinks apenas para páginas em que também confiem.

Menções

Com todas essas atualizações, o algoritmo do Google já está bastante robusto para avaliar os backlinks para uma página e fazer o rankeamento a partir dessa rede de links. Porém, já falamos que as simples menções ao site também são importantes para o SEO off page.

Se o robô é capaz de ler e entender os conteúdos de um site, ele também pode identificar o quanto uma marca é mencionada por outros sites. Se ele é capaz de identificar o contexto em que essa menção é feita, ele também pode saber se essa referência é positiva ou negativa.

Então, está claro que SEO off page não pode ficar de fora das suas estratégias de otimização, não é? Por serem mais complexas e não estarem sob total controle dos sites, essas estratégias são deixadas de lado muitas vezes. Porém, justamente por esse motivo, elas podem ser o grande diferencial do seu site para ficar à frente dos seus concorrentes!

Você também pode gostar