SEO on page: o que é e como utilizar na sua estratégia

Pessoa digitando em um computador sobre SEO on page
7 minutos para ler

O SEO on page consiste, justamente, no conjunto de esforços que devem ser aplicados para otimizar as suas páginas na web e dominar os mecanismos de busca.

Trabalhando ele bem, você não passará despercebido e vai garantir sua visibilidade online que se reverte em lucratividade.

Não deixe essa oportunidade passar, vem aprender com a gente!

O que é SEO on page?

Você pode estar se perguntando: o que de fato é o SEO on page? Vamos começar com isso então.

Primeiro, temos ele como um desdobramento do SEO, que por si já é parte do SEM — Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca —, que inclui também métodos pagos para ter destaque online, indo além do orgânico.

Os motores de busca verificam as páginas da web e, em suas avaliações, eles consideram termos técnicos referentes às estruturas e aos conteúdos de um site, tudo isso em prol de uma melhor experiência do usuário em sua pesquisa.

O SEO on page se especializa exatamente nisso: otimização nas páginas da web para que elas fiquem o mais adequadas possíveis aos motores de busca para atender aos fatores de rankeamento

Lembre-se, algumas partes específicas de uma página merecem atenção, afinal, elas são a sua chance de melhorar seus tráfegos de busca, impulsionar seus rankings e, assim, se sobressair no meio digital.

Para tal, uma boa estratégia de SEO on page deve ser capaz de apresentar um valor único nos conteúdos direcionado para palavras-chave, um site acessível e com dados fáceis para os web crawlers (os algoritmos do Google), e uma experiência do usuário fantástica, responsiva e feita para compartilhamento.

Mesmo que parta de um ponto de vista mais técnico, por serem otimizações em pontos fixos das páginas e de seus conteúdos, o mindset deve focar sempre na satisfação do usuário.

O Google não quer conteúdos padronizados, ele quer que cada um que pesquise algo fique satisfeito com as visitas nas páginas que fizer e consiga alcançar o seu objetivo.

Desse modo, podemos concluir que SEO on page é sim sobre técnica, mas é também sobre ser amigável. Mais do que isso, seu objetivo é usar de otimizações possíveis para conseguir educar, inspirar e orientar os usuários enquanto eles navegam na Internet.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como diferenciar SEO on page e off page?

Você já sabe o que é o SEO on page, mas ele é só uma parte do SEO. Agora, qual a diferença dele para o SEO off page, o outro lado do SEO?

Em comum, eles têm o objetivo de garantir tráfego para o site por meio das otimizações, ou então não seria SEO.

Mas, como o nome já diz, o SEO on page trata daquilo que está na página web e diz respeito à sua estrutura e ao conteúdo.

Já o SEO off page é tudo aquilo que é externo. Em seus esforços para conseguir tráfego de forma externa, ele recorre a técnicas, mas fora do seu domínio online. Vamos citar alguns:

  • Link building: com outras páginas linkando para o seu negócio, é possível aumentar a sua autoridade online, mas isso deve ser monitorado para que venha de fontes de qualidade.
  • Promoções e parcerias: outras empresas e negócios podem ajudar com ações em conjunto, como guest posts, e ambas se beneficiam na divulgação de marca ao dialogar com suas personas.
  • Redes sociais: com a promoção nas redes sociais, suas páginas podem alavancar o seu tráfego vindo desses canais e você ainda pode utilizar a interação social para melhorar os seus relacionamentos com o público.

A regra é simples: on page é o que está dentro das suas páginas, em seu site e blog, e off page são os esforços para divulgar elas e conseguir uma boa reputação online.

Por que SEO on page é importante?

Já falamos sobre o que é SEO on page e explicamos até a diferença dele com o SEO off page, mas por que ele é tão importante? Ele é vital em toda estratégia de Marketing Digital porque, caso não seja trabalhado, você fica invisível no meio digital.

Ou seja, sem visibilidade, seus clientes podem não encontrar sua marca e você perde bons negócios que poderiam vir.

A situação fica ainda mais alarmante quando se pensa que a maioria dos negócios hoje já está migrando para o digital, uma vez que a maioria dos consumidores já se encontram por lá.

Caso você queira ter uma estratégia mais econômica e consistenteo SEO on page ainda é a melhor saída: ele busca fortalecer o tráfego orgânico, de menor investimento, uma vez que vem naturalmente do Google pelas buscas dos usuários.

Diferentemente dos anúncios, que aumentam a visibilidade online logo após o pagamento, esse tráfego não chega tão rápido, precisamos ser sinceros. É necessário um trabalho constante até alcançar as primeiras posições e, após conquistar elas, é preciso continuar trabalhando para mantê-las.

Agora, vamos aprender como realmente se faz SEO on page!

Como fazer SEO on page na prática?

Dentro de uma página web, existem diversos componentes e variáveis, e tudo merece uma atenção: sempre com foco na experiência do usuário.

Isso perpassa otimizações nos conteúdos, nas páginas web e nas imagens e vídeos também. Vamos mostrar de forma prática como ter sucesso em cada parte!

SEo on page

Otimizações nos conteúdos

Title Tag

Bem, a Title Tag funciona como uma frase de outdoor na SERP. Assim, ela deve ser atrativa e chamativa para captar o usuário o mais rápido possível. Nesse caso, não temos espaço suficiente para descrever detalhadamente tudo o que ele encontrará no artigo, mas devemos convencer ele.

E, para o Google identificar sobre o que a sua página fala, é preciso também de elaborar um título de fácil compreensão para os web crawlers.

Considerando tudo isso, temos algumas dicas:

Foque na palavra-chave

Para você rankear bem e capturar o leitor rapidamente, nunca deixe de incluir ela nas title tags e a mantenha o mais à esquerda possível, considerando que a leitura ocidental parte da esquerda para a direita e isso vai garantir uma identificação mais rápida.

Torne o título interessante

Adicione modifiers (palavras de sucesso) em suas title tags, como “melhor”, “prático”, “completo”, “tudo”, “tutorial”, “guia”, “tendências” para chamar a atenção do usuário, mas lembre-se de não criar uma promessa maior do que o seu conteúdo pode atender e seja verdadeiro.

Se você já tem um bom volume de publicações, tente otimizar as páginas que se encontram entre a sexta e vigésima posições no Google para as palavras-chave desejadas. Com atualizações de conteúdo, é possível alcançar as primeiras posições.

Não se desanime, todos os trabalhos de SEO são investimentos a longo prazo, mas com um ROI maior e que se prova estável com o tempo!

Siga a gente no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário